Cidades inteligentes e internet das coisas

25/05/2022

CATEGORIA(S): ,

Cidades inteligentes e a internet das coisas: entenda a relação
Com as mudanças climáticas, o crescimento desordenado da população e das cidades, além do meio ambiente sendo cada vez mais judiado pelas ações do homem, as cidades inteligentes surgiram com conceitos e ideias para solucionar problemas que vêm sendo atingindo, de modo geral, a todo o nosso planeta. Mas você deve estar pensado agora o que seriam as Cidades Inteligentes!

O conceito Cidade Inteligente possui muitas definições, mas podemos explicá-lo como uma cidade de arquitetura bem planejada e sustentável que utiliza a Tecnologia da Informação e Comunicação para trazer à cidade recursos inteligentes para as diversas áreas que a compõem, como o transporte, a saúde, a educação, os empregos, o desenvolvimento geral e o lazer, por exemplo. O desenvolvimento de uma Cidade Inteligente tem como objetivo trazer o conforto para seus habitantes, aumentando a expectativa de vida em um ambiente benigno e não destrutivo.
Em nosso país, ainda não temos exemplos de Cidades Inteligentes tão desenvolvidas como vemos em países da Europa e Ásia.

 

Um exemplo da aplicação da Cidade Inteligente é na cidade Santander, na Espanha, onde os seus habitantes usufruem de uma cidade que utiliza uma infraestrutura que oferece serviços a eles utilizando recursos tecnológicos, trazendo conforto, segurança e economia. Toda essa estrutura de Cidade Inteligente se interliga direto à internet das coisas. Não sabia? Então acompanhe com a gente o post de hoje e descubra mais sobre esse vínculo que pode transformar uma cidade!

Qual a relação das cidades inteligentes e a internet das coisas?
As cidades inteligentes e a internet das coisas possuem uma relação direta. A internet das coisas traz uma infraestrutura de sensores que interligam as coisas com bases de dados que se comunicam entre si. Esse sistema é muito importante para o funcionamento das Cidades Inteligentes. Ele será responsável pelo controle e manutenção dos dados que trafegarão em seu sistema com informações que serão coletados a todo momento.
No primeiro momento, essa relação pode parecer óbvia ou até mesmo confusa para quem nunca presenciou o trabalho em conjunto das Cidades Inteligentes com a internet das coisas. Para que essa relação seja harmoniosa e funcione bem, é de extrema importância ter uma infraestrutura física bem construída, caso contrário. a Cidade Inteligente será um fracasso.

Um exemplo de serviços aplicados nessa implementação tecnológica urbana que precisa da internet das coisas é no sistema de tráfego de trânsito. Os motoristas poderão ter acesso às informações em tempo real das condições em que o trânsito de um determinado local se encontra. Caso haja algum acidente, desvio ou imprevisto qualquer, ele é imediatamente avisado em seu dispositivo móvel ou em seu próprio veículo, facilitando o trajeto e deixando o trânsito fluindo de forma orgânica.

Quais são os impactos que as Cidades Inteligentes trarão para o mundo?Esses impactos são vistos principalmente na melhoria de qualidade de vida das pessoas e também na preservação do meio ambiente. Com as Cidades Inteligentes, os recursos que uma cidade inteira consome serão utilizados de maneira mais consciente, pensando sempre em evitar o desperdício, a destruição e o gasto de matérias que nos são oferecidos pela natureza. Pensando nisso, o homem deve viver sempre respeitando o meio em que ele está inserido, bem como os seres que vivem nele para preservar o planeta e tudo que tem nela para as futuras gerações.

As Cidades Inteligentes serão acessíveis a todos?
Atualmente, esse modelo de cidade não está presentes em qualquer lugar, mas espera-se que no futuro isso mude. A tendência é que as Cidades Inteligentes cheguem a toda parte do mundo de acordo com as necessidades dos locais e de seus habitantes, bem como seu tamanho e as condições em que elas se encontram. Especialistas procuram formas de criar um método para implantar as Cidades Inteligentes independente de seu tamanho, e que se adequem não só às condições financeiras, como também à realidade do local.

Qual a importância dos dispositivos tecnológicos nessa relação?
Os dispositivos móveis são fundamentais para a relação entre as Cidades Inteligentes e a internet das coisas. Sem eles, será impossível ter acesso e controle de dados e informações que trafegarão entre os sistemas.
Com os avanços tecnológicos, o acesso a esses dispositivos ficou mais fácil. Hoje é muito comum vermos por toda a parte smartphones, tablets, computadores, notebooks, etc. A popularização desses dispositivos está sendo cada vez mais explorada por facilitar tarefas do cotidiano, trazendo conforto e comodidade para seus usuários. Uma população familiarizada com a utilização dos dispositivos tecnológicos acaba facilitando a implantação de uma Cidade Inteligente.

Quais são as previsões desse modelo de cidade para o futuro?
Para que se torne realidade a relação entre as Cidades Inteligentes e a internet das coisas, é fundamental a união e os esforços de todos: governantes, líderes de estado, empresários, comunidade científica e toda a população. Sem essa união e colaboração, será impossível a realização desse ambiente tecnologicamente avançado. Hoje, esse projeto pode parecer fora do alcance de muitos lugares, mas futuramente isso é capaz de mudar. As Cidades Inteligentes e a internet das coisas têm como objetivo trazer para o futuro um lugar melhor para se viver, sempre pensando na preservação do nosso planeta. Nas condições que o mundo se encontra atualmente, será impossível deixar um planeta saudável para as futuras gerações. Por isso, a presença desse tipo de cidade será cada vez maior.

A tendência é que no futuro a relação entre a Cidades Inteligentes e a internet das coisas esteja cada vez mais presente na vida de todos nós. É importante que a educação e a conscientização para a preservação do planeta comecem agora. E você, o que acha dessa relação entre elas? Conhece alguma cidade inteligente?

Vamos deixar seu empreendimento inteligente e construir uma cidade melhor!

Algumas soluções que
preparamos para seu ambiente

sala-de-cinema-privada

Home Cinema

Os sistemas da sua casa na palma da mão ou em um tom de voz com a automação residencial

Automação Residencial

SuperTooth-MultiRoom-Speaker-System

Sonorização Ambiente

starvai-home-áudio-hi-end

Áudio High End

starvai-cabeamento-estruturado

Cabeamento Estruturado

starvai-aspiração-central

Aspiração Central

Espelho TV Ligado

Espelho TV

starvai-automação-predial

Automação Predial

Confiança nas melhores marcas

1-26
Music Hall
music hall
1-35
fortress-seating
1-09