Construção sustentável com selo de qualidade

09/05/2022

CATEGORIA(S): ,

Construção sustentável com selo de qualidade

Há algum tempo buscamos formas de impactar menos o nosso planeta, com atitudes e inovações que sejam voltadas ao meio ambiente. O setor da construção civil, que sempre produziu uma quantidade elevada de resíduos, está se tornando mais sustentável com medidas que hoje já podem ser consideradas essenciais para qualquer obra.

Embora ainda se apresentem em baixo percentual no Brasil, as construções sustentáveis são a tendência para os próximos anos, e atendem hoje aos mais seletos clientes do ramo, que, visando o futuro, enxergam não apenas o planeta, mas também fatores pessoais, revertidos em economia com os novos tipos de construção. Quer saber mais sobre a construção sustentável? Confira nosso post de hoje!

As vantagens dos selos de qualidade na construção civil

Atualmente, as construções têm visado mais a sustentabilidade, voltadas ao melhor aproveitamento de recursos, como água, energia e até mesmo a iluminação e ventilação natural. Estas construções possuem sistemas otimizados, que utilizam com maior eficiência os recursos e geram economia para os seus usuários.

Grande parte das pessoas que desejam investir em imóveis já estão pensando a longo prazo, e com os tantos benefícios da construção sustentável, estas se destacam no mercado atual.

Os selos de qualidade recebidos pelas construções sustentáveis vêm despertando maior interesse dos compradores, o que torna esse tipo de negócio mais lucrativo, sendo uma real necessidade estar presente nos mais modernos empreendimentos — que por sua vez têm muitas novidades na questão de planejamento, sendo locais construídos de forma a oferecer ainda mais para o cliente, com residências, lojas e outras utilidades construídos com uma logística própria que proporciona ainda mais qualidade de vida aos seus moradores.

Conheça os selos da construção sustentável

Para qualificar e garantir a construção sustentável, alguns selos nacionais e internacionais são concedidos às obras, que desde o seu início passam por algumas vistorias para análise dos padrões a serem atendidos. A seguir, podem ser conferidos os principais selos da construção sustentável presentes no mercado.

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)

Criado em 1993 nos Estados Unidos, tem seus valores voltados ao espaço sustentável, utilização eficiente da energia e melhor qualidade de vida. As construções certificadas com LEED têm maior valorização nas vendas ou locações, pois, além de reduzir impactos ambientais, têm comprovada melhor qualidade de vida e menores custos de manutenção para os seus proprietários.

BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method)

Com origem no Reino Unido, este selo monitora a gestão de construção, focando no consumo de energia e água, gestão de resíduos, materiais utilizados, contaminação e no futuro bem-estar dos habitantes.

AQUA (Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento)

Este selo é nacional, mas trata-se de uma adaptação de um modelo francês. São 14 critérios avaliados em 4 categorias. Em eco construção, avalia-se a integração do edifício com os seus arredores, além de processos sustentáveis utilizados na obra. A eco gestão foca na utilização dos recursos, tanto utilizados no início, como ao final da obra, visando a sequência das práticas sustentáveis. O conforto é avaliado quanto às qualidades acústica, térmica, olfativa e visual. E, por fim, na categoria saúde, considera-se a qualidade da água, ar e do ambiente em geral.

DGNB (Deutsche Gesellschaft für Nachhaltiges Bauen)

O Conselho Alemão de Construção Sustentável foca nas qualidades ecológicas, geográficas, econômica, sociocultural, do processo, técnica e funcional. Sua qualificação garante redução de impactos ambientais locais, melhor qualidade de vida, suporte aos recursos e economia.

Procel Edifica (Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações)

Disponibilizado pelo Ministério de Minas e Energia brasileiro, o selo é concedido caso a construção atenda aos requisitos na fase de projeto e ao ser finalizado. Embora não ofereça benefícios fiscais a quem atenda a estas especificações, o selo promove atitudes sustentáveis por meio do melhor aproveitamento de iluminação e ventilação nas construções comerciais, além de fontes térmicas sustentáveis, nas residenciais.

Casa Azul

Desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, o selo possui três níveis e visa construções com melhor eficiência energética, ações sociais durante e após a construção, redução de impactos ambientais e melhor qualidade de vida aos habitantes do local e da vizinhança.

Qualiverde

Este selo sustentável desenvolvido pela prefeitura do Rio de Janeiro oferece alguns incentivos fiscais a quem atender a alguns requisitos, incluindo retenção e utilização de águas pluviais, redução de impactos ambientais e urbanos, menores custos de manutenção e uma melhor qualidade de vida.

Gostou das informações deste artigo? Compartilhe seus conhecimentos e experiências sobre os selos de construção sustentável!

 

 

Algumas soluções que
preparamos para seu ambiente

sala-de-cinema-privada

Home Cinema

Os sistemas da sua casa na palma da mão ou em um tom de voz com a automação residencial

Automação Residencial

SuperTooth-MultiRoom-Speaker-System

Sonorização Ambiente

starvai-home-áudio-hi-end

Áudio High End

starvai-cabeamento-estruturado

Cabeamento Estruturado

starvai-aspiração-central

Aspiração Central

Espelho TV Ligado

Espelho TV

starvai-automação-predial

Automação Predial

Confiança nas melhores marcas

1-26
Music Hall
music hall
1-35
fortress-seating
1-09